Como Ganhar Dinheiro com Artesanato

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 3,00 de 5)
Loading ... Loading ...

Há muitas pessoas com habilidades manuais no mundo, em particular aqui no Brasil. De fato, foram as mãos que deram ao homem o desenvolvimento que ele conseguiu adquirir ao longo de várias e várias gerações. E a relação que as pessoas mantêm em particular as mulheres, com a arte de desenvolver peças, trabalhos e afins é longa e muito intensa. Em algumas regiões do país e até mesmo em algumas famílias, há uma tradição em se realizar trabalhos artesanais. Mas a pergunta que fica é sempre a mesma: é possível ganhar dinheiro fazendo artesanato?

A resposta é sim, mas vale lembrar que não existe nenhum tipo de mágica para que isto aconteça. Fazendo artesanato em casa, vendendo peças aos amigos, próximos ou parentes, no boca a boca ou pela internet, tem de batalhar e mais, fazer peças que se sobressaiam não apenas pela beleza, mas também pelo acabamento e qualidade do material usado.

O primeiro passo, não é sair produzindo qualquer coisa e tentando vender a qualquer custo. É importante que muita pesquisa e estudo seja feito, de antemão, para que o mercado em que se está inserido seja de total conhecimento. Assim, é possível direcionar melhor o trabalho para que dinheiro nem tempo sejam perdidos. Procure sempre trabalhos que tenham uma certa exclusividade, assim é mais fácil ficar conhecido no meio do próprio artesanato.

O segundo passo, é encontrar o próprio nicho. Escolher o que fazer é muito importante para quem quer começar um trabalho como este. Não dá para atirar para todos os lados e ficar com peças encalhadas em casa e investindo sem que se tenha retorno adequado.

É possível fazer vários tipos de artesanato, os que incluem trabalhos com papel, vidros, scrapbook, material reciclado, biscuit, crochê, decoupagem, eva, feltro, fuxico, madeira, quilt, patchwork, sabonetes artesanais, decorações especiais, vidros e muitos outros. Basta que a criatividade venha à tona e a técnica seja totalmente dominada.

Aliás, este é o grande último ponto. Não adianta apenas comprar revistas, visitar sites na internet que falem de artesanato. Mais do que isto é necessário. Fazer cursos especializados que ensinem o que se chama de “pulo do gato” para a execução de trabalhos manuais é muito importante. Por exemplo, para quem quer trabalhar com quilt e patchwork é importante ter noções básicas de costura. Há a versão dos trabalhos apenas executados manualmente, mesmo assim saber pontos de costura é fundamental.



Deixe uma resposta